quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Internet lugar de autoria ou plágio?

 Nos dias atuais falar em tecnologias virou epidemia generalizada em todos os segmentos. Na educação não é diferente o auge é incluir no processo ensino e aprendizagem essa ferramenta facilitadora na construção do conhecimento. O advento da prática das novas tecnologias no contexto educacional tem tomado essa dimensão devido à facilidade de interação que ela proporciona aos envolvidos no processo de aquisição e troca das informações para ser transformado em novos saberes.

Com surgimento da internet novos desafios se originaram na vida das pessoas, as informações acontecem de forma rápida, em tempo real por diversas vias. Com toda facilidade de acesso as informações vieram também à tentação do plágio.

As pessoas que têm acesso ao mundo virtual não querem saber de pensar, construir, ou seja, não querem ser autor de conhecimento, mas meros copistas das idéias alheias, deixando de desenvolver seu raciocínio crítico, reflexivo e autônomo, permitindo assim, que sua mente seja atrofiada, guiada pelo que os outros pensam, acreditam e defendem.

Partindo desse pressuposto, a escola tem um papel importante neste contexto, pois sendo formadora de opinião precisa realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento de habilidades que oriente seus alunos a navegar na internet e se tornem pesquisadores e saibam transformar as informações exposta na rede em conhecimento vivo. Que motive e ensine seus alunos a serem autores criativos, dinâmicos e participativos, que não sejam consumidores, mais contribuintes na construção das informações que circulam pela internet.

Portanto, a internet tem sido para uma boa parte da sociedade um lugar de plágio e não de autoria. Essa concepção precisa mudar, as pessoas devem ter um olhar questionador para as inovações tecnológicas. Saber utilizar essa ferramenta como aliada na construção do conhecimento. O professor tem uma grande responsabilidade de fazer das tecnologias meio de aprendizagem e que seus alunos sejam autor do seu próprio conhecimento, fazendo da internet a plataforma mais à mão do manejo crítico e autocrítico da informação.
Clélia Rdrigues Souza

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